Imagem retirada de: leravaler.wordpress.com |
Olá a todos!
No dia 5 de Outubro comemora-se, em Portugal, a Implantação da República.
Desde D. Afonso Henriques que o chefe de Estado era o rei. O rei governava durante toda a sua vida e, quando morria, sucedia-lhe o filho mais velho. Em Portugal, existiram 35 Reis repartidos por quatro dinastias. A dinastia acabava quando não havia descendentes ou quando era escolhido um rei de outra família para reinar.
A Monarquia durou em Portugal desde 1143 até 1910.
O último rei de Portugal foi D. Manuel II.
O século XIX foi um período de grandes investimentos públicos em pontes, linhas férreas e estradas. No fim do século, o governo ficou endividado e, para resolver o problema, aumentou os impostos. A contestação foi grande e surgiram dois partidos contra a Monarquia, acabando esta por não conseguir suportar os protestos.
Após o assassínio do rei D. Carlos, a 1 de Fevereiro de 1908, subiu ao trono o seu filho D. Manuel II. Mas a luta dos republicanos ia conseguindo cada vez mais apoios. Na madrugada do dia 4 de Outubro de 1910, iniciou-se em Lisboa a revolta republicana, tendo D. Manuel II fugido para o estrangeiro.
Na manhã do dia 5 de Outubro de 1910, o movimento republicano conseguiu derrubar a Monarquia e implantar a República. Neste sistema, o Presidente representa o país por um período de 5 anos e é escolhido por todos os cidadãos através de eleições.
Começaram então a ser feitas mudanças muito importantes. Por exemplo, o ensino primário conheceu uma grande expansão.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradecemos o seu comentário!